Transcrevo abaixo post do blog do alon, com um acurado diagnóstico da nossa mídia:
"A Venezuela e os três tipos de jornalismo (18/02)
Um amigo meu, muito observador, elaborou uma teoria interessante. Segundo ele, os empresários de comunicação fazem três tipos de jornal (entendido aqui no sentido amplo, não apenas como impresso): para os pobres, para a classe média e para eles mesmos. O meu amigo só lê os jornais que as empresas de comunicação fazem para o consumo da elite. "Eles não vão ficar distorcendo a realidade em matérias feitas para informar a eles mesmos, não é?" Lembrei do meu amigo quando li o relatório que uma consultoria americana fez nos últimos dias para relatar aos seus clientes sobre a situação na Venezuela. Segundo o relatório, a decisão do governo de Hugo Chávez de compensar os acionistas estrangeiros majoritários das empresas nacionalizadas CANTV (telecomunicações) e EDC e Seneca (energia) reduziu os temores de que a Venezuela daria o calote total ou parcial nos proprietários de ativos em empresas estatizadas. O governo aceitou pagar US$ 572 milhões pelos 28,5% que a Verizon detinha na CANTV e US$ 739 milhões pelos 82% que a americana AES (aquela da Eletropaulo) detinha na companhia de eletricidade EDC. E assinou um acordo preliminar com a também americana CMS para comprar os 70% dela na Seneca (regional de eletricidade) por US$ 105 milhões. O mais importante: os valores correspondem ao preço de mercado dos ativos, representando uma perda "pequena e aceitável" para seus proprietários, segundo o analista (as ações sofreram alguma desvalorização com o anúncio das nacionalizações). Entenderam por que o meu amigo só aceita ler os jornais que os empresários fazem para o seu próprio consumo?Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon)."
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
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