segunda-feira, 30 de julho de 2007

segundas reflexões: primeiras perguntas

Perguntas que não querem e não podem calar;
1) Quem é responsável pela transformação do aeroporto de Congonhas em centro da malha aérea brasileira, mesmo após todos os grandes aeroportos localizados em grandes centros, como o de Orly, na França e Pampulha em BH terem sido redefinidos e passarem a receber apenas pequenas aeronaves de vôos regionais?
2) Quem é responsável pela fato de a pista do aeroporto de Congonhas não ter uma área de escape, uma espécie de "acostamento", para emergências e ainda assim, continuar a receber todo o tipo e tamanho de aeronaves?
3) Quem é responsável por "deixar" que o entorno do aeroporto de Congonhas fosse totalmente ocupado por construções de todo o tipo, inclusive postos de gasolina e hotéis de 11 andares?
4) Quem é responsável pela criação de "agências reguladoras" do tipo ANAC, com mandatos que garantem uma estabilidade que nem o presidente da república tem?
5) Quem é responsável pela ploriferação de orgãos de "comando" na área da aviação no Brasil, que nada comandam e não conseguem se entender nas mínimas questões, como por exemplo na crise com os controladores de vôo que se arrastou por meses e meses?
6) Quem é responsável pelo fato de as cias aéreas priorizarem os lucros sobre tudo o mais?
7) Quem é responsável pelo acidente que envolveu o Legacy e o boeing da Gol?
8) Quem é responsável pela afirmação de que o acidente do Legacy e da Gol teria alguma ligação com o acidente da Tam?
9) Quem é o responsável pela tentativa de se incriminar o governo federal como responsável direto pelo acidente da Tam, antes de qualquer dado objetivo sobre as causas do acidente?
10) Quem é responsável pela reação imobilista do governo federal nas primeiras 72 horas após o acidente? E, especialmente, pelo fato de NINGUÉM (especialmente o chefe do governo) governo federal se deslocar para São Paulo para manifestar solidariedade com as vítimas e demonstrar que tudo seria apurado?
11) Quem é responsável pelo fato de que tudo isto foi acontecendo ao longo do tempo e a "sociedade" não tenha se manifestado, por exemplo pedindo o fechamento do aeroporto de Congonhas?

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom. Talvez seu melhor post até agora. E, se não o melhor, certamente o mais lúcido texto que li sobre a crise aérea. Parabéns.

Anônimo disse...

Ô Zeca,
Tudo é muito estranho... Todo mundo sabia e sabe que o aeroporto de Congonhas é um horror. Que já deveria ter sido fechado há muitos anos. Ou ter encolhido como Pampulha e Santos Dumont. No entanto, tudo continuava funcionando... passei por Congonhas algumas vezes no último ano. Tenho pavor dele. Não tive alternativa. Praticamente somos obrigados a isso pelas companhias aéreas.Cábia a nós o direito de rezar... Apenas...
Também não entendo a lógica: por que temos sempre de passar por São Paulo, seja lá por qual droga de aeroporto? Qual a lógica? Ir à Europa, direção nordeste, passando por São Paulo, direção sudoeste? O Rio pelo menos é mais próximo de BH do que S.Paulo. E mais próximo da Europa tb. Por que BH/SP/ Europa? Não seria mais lógico, por exemplo, alguns vôos SP/BH/ Europa?
Não se gasta menos tempo e gasolina? Ou só paulistas tem direitos? Até que um avião exploda ou bata num posto de gasolina... Isot é coisa de cidade supostamente civilizada? Posto de gasolina no final da pista do aeroporto?

Anônimo disse...

Concordo com o comentário anterior. O melhor post sobre a crise aérea. Tudo o que a precisávmaos de ler.
Parabéns