terça-feira, 31 de julho de 2007

primeiras respostas de muitas que estão por vir

Outro recorte, esse do blog do Fernando Rodrigues (). Primeiras respostas para as primeiras perguntas(ver post abaixo), Outras virão, é preciso dar tempo ao tempo.

"Senadores aprovaram diretores da Anac com
elogios e quase sem nenhum questionamento


Hoje o governo reclama da qualidade dos diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Palácio do Planalto e oposição falam a mesma língua. Senadores, deputados e ministros criticam a baixa qualidade dos integrantes da autarquia. Mas o cenário foi bem diferente em 15 de dezembro de 2005 (embora o Senado tenha se equivocado e redigido "15 de novembro" na ata da reunião), quando foram aprovados os nomes dos integrantes desse poderoso organismo.

Realizou-se nessa data a sessão na Comissão de Infra-Estrutura do Senado para sabatinar de uma vez quatro dos cinco diretores da Anac _como determina a Constituição. Deveriam ser fortemente inquiridos, mas não o foram. A sessão de 2 horas e 19 minutos resultou apenas em uma ação entre amigos, com troca de elogios, conversas amenas, piadas e votos de feliz ano novo _era o último dia de trabalho dos senadores antes das festas de fim de ano.

A transcrição da sessão de sabatina dos diretores da Anac revela com crueza a incapacidade do Senado na hora de cumprir uma de suas missões: investigar verdadeiramente se os indicados pelo Palácio do Planalto estão à altura do desafio de regular um determinado setor da economia.

Veja abaixo como os senadores se comportaram diante da indicação de Denise Abreu, Leur Lomanto, Milton Zuanazzi e Jorge Velozo para a Anac.


(leia os detalhes aqui: http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2007-07-29_2007-08-04.html#2007_07-30_18_08_40-100696682-0 )



A "sabatina" que não existiu

Mesmo com os relatórios epidérmicos sobre os indicados para a diretoria da Anac, nada impediria senadores de oposição de participar da sessão da Comissão de Infra-Estrutura. Depois das exposições dos currículos, começaria a sabatina.

Curiosamente, nada foi perguntado aos 3 indicados de fora do setor. Só o coronel aviador Velozo recebeu duas perguntas, mas foram genéricas (sobre o que ele achava que aconteceria com a Varig e sobre o estado da segurança dos vôos).

Poucos senadores falaram _e só para fazer enaltecer os indicados. Até porque o interesse de alguns ali era só votar e ir embora, sem prestar atenção no que era dito durante a sessão.

Escrito por Fernando Rodrigues às 18h08
[(26) Comentários] [Regras] [envie esta mensagem] [link]"

Seria de rir, se não fosse triste...

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora temos esta tentativa de jogar a culpa exclusivamente por cima dos que já morreram? Cá entre nós, você acha que vai melhorar alguma coisa? Ou é só gastação de saliva e papel, naturalmente... Gostaria de saber também o que você acha do "CANSEI". Também desta tentativa do governo de desacreditar tudo o que não é favorável a ele, diznedo que são coisas de elites.

Anônimo disse...

Zeca
Estamos em 19 de agosto e neca de notícias suas. Gostaria de saber o que pensa das recentes notícias da ANAC. O tal documento falso que levou, lato sensu, ao acidente do avião da TAM.
Um abração. Tenho saudades suas. Sua amiga desconhecida. AAPCCN