quinta-feira, 5 de abril de 2007

Assim caminha a humanidade

Le Pen, o já histórico líder da ultra-direita Francesa, que disputa novamente a presidência da velha república criada nos idos do século XVIII, vota à carga, após amargar índices em torno de 10% de intenções de voto. Surfando no ressurgimento recente dos confrontos entre jovens periféricos e a polícia parisiense, o porta voz do retrô volta ao seu tema de coração. Para ele as raças são diferentes e desiguais e, para comprovar sua tese racista, afirma candidamente que "os negros são melhores em corrida e os brancos em natação". E de quebra volta a defender a imigração zero como a única saída para os problemas franceses. É de chorar. Aliás, a quantas anda a investigação sobre o atentado piromaníaco contra os estudantes africanos na Universidade Nacional de Brasília? Lá como cá, a serpente apenas dorme.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante. A França é o berço do conceito de Sociedade adotado por nossa civilização. Liberté, Égalité et Fraternité.
É um dos países com maior preocupação e investimento em bem-estar social.
É um dos países que mais luta pela preservação da cultura e tradição de seu povo, isso ao mesmo tempo que é um dos que melhor abraçou os imigrantes provindos de suas antigas colônias ( maioria absoluta de negros ).
O Brasil, por sua vez, recebeu influência direta dos grandes pensadores franceses durante sua formação enquanto nação. Nossos intelectuais bebiam das fontes de Paris. Hoje, é um país que também prega o bem-estar social como sua principal bandeira e tem orgulho de ter uma das legislações mais avançadas no quesito proteção das minorias: crianças, negros, mulheres, presos, etc.
Tanto França, quanto Brasil priorizam a proteção social, mesmo que isso signifique baixo desenvolvimento econômico. Não praticam o “capitalismo selvagem”.
Então por quê? Por que os jovens de ambos os paises estão declarando-se e mostrando-se racistas e de modo cada vez mais violento?
Proponho nos debruçarmos sobre a história para tentar entender qual o ponto que leva a essa convergência. Onde estará o erro que está levando tão boas intenções para o inferno?